Agentes da polícia ambiental localizaram 57 aves silvestres mortas em uma propriedade rural situada em Rebouças, na última quarta-feira, 4 de novembro. O grupo era composto por 55 pombas silvestres e dois jacus. As autoridades suspeitam que os espécimes tenham sido vítimas de envenenamento intencional, utilizando milho como isca para atrair os animais.
A operação, denominada Protetor dos Biomas, foi deflagrada após o recebimento de uma denúncia anônima via telefone 181. A descoberta mobilizou equipes especializadas para realizar o levantamento da área e coletar evidências sobre o ocorrido.
Perícia e medidas legais
A Polícia Científica esteve no local para realizar a perícia técnica e recolher amostras que ajudarão a identificar a substância tóxica utilizada. Paralelamente, a Adapar foi acionada para verificar o uso de defensivos agrícolas na propriedade.
Como resultado da fiscalização, foi aplicada uma multa de 28,5 mil reais ao proprietário, além de outras sanções legais cabíveis. Embora a vegetação nativa estivesse regularizada, o caso reforça a gravidade do uso de venenos contra a fauna local e a necessidade de denúncias para combater crimes contra a biodiversidade.
Fonte/Créditos: Juliano Luz
Créditos (Imagem de capa): Juliano Luz

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se