Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 26 de Outubro 2026
MENU

Saiba Mais
Política

A abstenção nas eleições cai no segundo turno e bate menor marca em 20 anos

Mais de 2,9 milhões de brasileiros voltaram às urnas no pleito deste domingo, reduzindo também o total de votos brancos e nulos.

A abstenção nas eleições cai no segundo turno e bate menor marca em 20 anos
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A taxa de abstenção nas eleições caiu significativamente no segundo turno da disputa de 2026, com 30.509.005 ausentes contra 33.469.244 na primeira etapa. A mobilização levou mais de 2,9 milhões de brasileiros de volta às urnas no domingo (25), reduzindo o índice de não comparecimento do eleitorado nacional para 19,22% do total de aptos a votar.

Segundo balanço da Justiça Eleitoral, o contingente de votantes ausentes havia atingido 21,08% no primeiro turno do pleito, realizado no dia 4. Entre os locais com menor adesão, a votação no exterior liderou o percentual de ausências com 58,37%, enquanto o Acre registrou o maior índice no território nacional, com 26,08%.

Histórico do não comparecimento

O indicador apurado neste segundo turno marca o menor patamar das últimas duas décadas no país. O resultado mais próximo ocorreu no pleito de 2006, ocasião em que a falta aos locais de votação atingiu 18,99%.

Publicidade

Leia Também:

Historicamente, a menor taxa registrada em uma segunda etapa eleitoral desde a redemocratização do Brasil foi obtida em 1989, com apenas 14,4% de ausentes. Já em 1994, ano em que a disputa foi resolvida no primeiro turno, o índice ficou em 17,77%.

Redução em votos brancos e nulos

A participação mais efetiva do eleitorado também se refletiu nas escolhas registradas na urna. O volume de votos brancos recuou de 2.300.798 (1,84%) na primeira fase para 1.430.496 (1,12%) nesta rodada decisiva.

Da mesma forma, os votos nulos tiveram queda expressiva entre as etapas. No primeiro turno, a opção somava 3.674.249 escolhas (2,93%), caindo para 2.723.305 (2,12%) na apuração final.

Fonte/Créditos: Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Créditos (Imagem de capa): © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR