Aguarde, carregando...

Sábado, 24 de Outubro 2026
MENU

Saiba Mais
Política

Eleitor que pediu voto em trânsito pode consultar local no aplicativo

Saiba como verificar a seção correta e entender as regras de transferência para o pleito de 2026.

Eleitor que pediu voto em trânsito pode consultar local no aplicativo
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O voto em trânsito para o segundo turno das eleições 2026 exige que o cidadão compareça estipuladamente ao novo endereço escolhido. Não será permitido o voto na seção de origem caso o pedido de transferência tenha sido formalizado dentro do prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Se a pessoa não estiver presente no município para o qual solicitou a mudança, a ausência precisará ser justificada. Essa regra vale inclusive para quem estiver no domicílio eleitoral original durante o dia da votação.

Uma facilidade permitida é a escolha de um local diferente entre o primeiro e o segundo turno. Além disso, o retorno para a seção tradicional acontece de maneira totalmente automática após o término do pleito.

Publicidade

Leia Também:

A consulta do endereço exato pode ser realizada rapidamente através do portal oficial do Autoatendimento Eleitoral ou diretamente pelo aplicativo e-Título.

No site institucional, basta acessar a opção “Onde Votar” dentro do menu de consultas, preencher as informações solicitadas e informar o código de autenticação gerado pelo sistema.

Já na ferramenta digital para smartphones, o procedimento é ainda mais simples. O usuário deve apenas realizar o login utilizando a biometria cadastrada e selecionar a aba correspondente à localização da seção.

Quem optou por uma cidade situada no mesmo estado do domicílio original poderá votar para todos os cargos em disputa, incluindo deputados, senadores, governador e presidente.

Por outro lado, caso a transferência tenha sido feita para um estado diferente, a participação popular ficará restrita exclusivamente à escolha para presidente da República.

Vale lembrar que essa modalidade ocorre unicamente em anos de eleições gerais. O procedimento é realizado em zonas convencionais ou em locais criados especificamente para essa finalidade.

Fonte/Créditos: Agência Brasil

Créditos (Imagem de capa): © Joédson Alves/Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR