Portal de Notícias Juliano Luz

Aguarde, carregando...

Sábado, 18 de Abril 2026
MENU

Notícias / Educação

Entrevista com Secretaria de Educação de Paulo Frontin Cleonéia “FrontinFest e Jogos Esportivos prometem agitar o fim de ano em Paulo Frontin”

Em entrevista, a secretária Cleonéia e sua equipe destacaram ações voltadas à educação, cultura e esporte, além de relembrar a tragédia ferroviária que marcou a história do município há 82 anos (ouça em audio)

Entrevista com Secretaria de Educação de Paulo Frontin Cleonéia “FrontinFest e Jogos Esportivos prometem agitar o fim de ano em Paulo Frontin”
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

PARA OUVIR A ENTREVISTA COMPLETA CLIQUE NO PLAY >>>  

 

A comunidade de Paulo Frontin pode se preparar para um fim de ano repleto de atividades culturais, esportivas e educacionais. Em entrevista realizada no dia 29 de setembro, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cleonéia, apresentou junto com sua equipe uma programação diversificada que vai de 1º de novembro a 14 de dezembro.

Publicidade

Participaram da conversa a assessora pedagógica Cristina Frates Carlotto, a diretora de Cultura Madalena (Mada) e o diretor de Esportes Vitor Denduck, que detalharam as ações em suas respectivas áreas.

Estamos com uma programação bem diversificada para esse final de ano. Vai ser uma agenda bem lotada e bem legal”, destacou Cleonéia logo na abertura da entrevista.

A assessora pedagógica Cristina Frates Carlotto ressaltou o esforço da pasta em elevar os índices de desempenho escolar:
A Secretaria de Educação gira em torno dos índices que são nos cobrados devido às avaliações externas, como a Prova Paraná e Prova Paraná+. Elaboramos planos de ação e formações para os professores. Hoje temos IDEB de 6,8 e queremos chegar a 7,2 em 2025”, explicou.

Ela ainda destacou a evolução dos alunos do 2º ano, que superaram defasagens na leitura ao longo do ano, reforçando o otimismo da equipe.

Relembrando a tragédia de 1943

No mesmo dia da entrevista, a diretora de Cultura, Madalena (Mada), lembrou os 82 anos da explosão do trem de carga em 29 de setembro de 1943, que marcou a história de Paulo Frontin.
Infelizmente, esse trem estava carregado de explosivos e acabou explodindo, ceifando muitas vidas, inclusive de crianças. Até hoje as famílias se lembram com muita tristeza dessa data. É nosso dever manter viva essa história como forma de respeito e solidariedade”, disse.

Ela também destacou que o local do acidente hoje abriga o Museu Municipal, que está sendo reaberto com oficinas gratuitas de violão, artesanato e, em breve, dança.

Esporte em destaque com o JECA e o Corre Frontin

O diretor de esportes, Vitor Denduck, anunciou a abertura do JECA – Jogos Esportivos de Paulo Frontin, marcada para o dia 1º de novembro, com mais de 20 modalidades.
É uma forma de incentivar o esporte no município e tirar as crianças de caminhos ruins, colocando-as no caminho da educação, do esporte e da saúde”, destacou.

Ele também lembrou do 5º Corre Frontin, que reunirá atletas de várias cidades, e comemorou a conquista do Selo Plus do Esporte, que trará novos recursos para o município.

Cultura e tradição com a FrontinFest

Entre os eventos programados, a secretária Cleonéia destacou a escolha da Rainha da FrontinFest, marcada para 16 de novembro, além do desfile cívico em 14 de dezembro, a caminhada da Rota dos Amores e as tradicionais cantatas de Natal, de 7 a 11 de dezembro.
O povo não pode reclamar, que vai ter atividade à vontade nesse final de ano”, brincou a secretária.

A FrontinFest 2025 será realizada entre 12 e 14 de dezembro, com expectativa de movimentar o comércio local e receber visitantes de toda a região. A realização de um rodeio ainda está em negociação.

Valorização da cultura local

Madalena ainda destacou a aplicação da Lei Aldir Blanc, que vai permitir editais de incentivo e a criação de carteirinhas para artesãos:
Queremos que nossos artesãos tenham mais visibilidade, podendo participar de feiras estaduais e até nacionais”, disse.

PROERD de volta ao município

Após anos de ausência, o PROERD retornou às escolas de Paulo Frontin. A formatura dos alunos será realizada em 2 de dezembro.
O PROERD ensina as crianças a dizer não às drogas, caminhando junto com o esporte para proteger nossa juventude”, frisou Cleonéia.

A entrevista reforça que Paulo Frontin terá um fim de ano movimentado, com programação que vai da educação ao esporte, passando pela cultura e pela preservação da memória histórica do município.

Comentários:
Juliano Luz

Publicado por:

Juliano Luz

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR