OUÇA ENTREVISTA COMPLETA, DE O PLAY >>>
A Secretaria de Agricultura de Paulo Frontin tem se destacado pelo trabalho voltado à orientação e apoio aos produtores rurais do município. Em entrevista concedida à Rádio Cidadão FM, a secretária de Agricultura, Aline, e o técnico agrícola, Vinícius, reforçaram a importância dos cursos, especialmente sobre a emissão da nota fiscal eletrônica, que será obrigatória a partir de janeiro de 2026.
Segundo Aline, os cursos são oferecidos em parceria com o SENAR, por meio da instrutora Margarete, e têm ajudado os produtores a se adaptarem à nova realidade digital.
“As notas eletrônicas vão começar em janeiro, e acredito que não haverá nova prorrogação. Por isso, é muito importante que o pessoal participe dos cursos. Eles são gratuitos e ensinam o produtor a emitir suas notas corretamente”, explicou a secretária.
As inscrições para os cursos podem ser feitas diretamente na Secretaria de Agricultura, e há possibilidade de abertura de novas turmas durante o dia.
“É essencial que o agricultor aprenda a lidar com o sistema, porque muitas vezes precisamos acessar o login GOV, e isso é algo pessoal. O curso facilita para que cada produtor tenha autonomia”, acrescentou Aline.

Serviços gratuitos à disposição dos agricultores
Além dos cursos, a Secretaria oferece diversos serviços sem custo à população rural. Entre eles estão o CAR (Cadastro Ambiental Rural), o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), o CCIR, o ITR e o serviço de inseminação artificial.
O técnico agrícola Vinícius explicou que o CAR é obrigatório para todas as propriedades rurais e deve estar sempre atualizado.
“O CAR é um cadastro que identifica a área do produtor. Ele é necessário, inclusive, para financiamentos. Quem estiver com pendências pode vir até a secretaria que fazemos a retificação ou o cadastro do zero”, disse.
Outro serviço importante é o CAF, que substitui a antiga DAP.
“O CAF é o novo Cadastro da Agricultura Familiar, exigido para financiamentos e programas de apoio. Também é feito gratuitamente aqui na prefeitura”, reforçou Vinícius.
Inseminação artificial e atendimento
A secretária Aline destacou ainda que o serviço de inseminação artificial também é realizado sem custos, inclusive aos fins de semana e feriados.
“O inseminador Juca é quem faz esse trabalho. Quem precisar pode entrar em contato direto com ele ou com a Secretaria pelo WhatsApp (42) 99836-4965”, informou.
A Secretaria de Agricultura de Paulo Frontin funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, oferecendo suporte técnico e administrativo aos produtores.
Atuam na equipe, além de Aline e Vinícius, a técnica agrícola Érica, o auxiliar administrativo Wellington, o inseminador José Marcos Pech (Juca) e o veterinário Tiago, responsável pela parte de vigilância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
“Todos os serviços são gratuitos, e o objetivo é facilitar a vida do produtor rural, trazendo mais autonomia e regularidade às propriedades de Paulo Frontin”, finalizou Aline.